Trocar o óleo com frequência é fundamental para o bom funcionamento de qualquer veículo, seja ele moto, carro ou caminhão. O óleo é responsável pela lubrificação e proteção das partes móveis, reduzindo o atrito e evitando o desgaste das peças do motor antes do tempo.
Além de prevenir o desgaste, o óleo também cumpre um papel importante de controlar o calor gerado pelo motor, sem que este passe para os demais sistemas. Com tantas funções, é fundamental que o motorista tenha total cuidado e faça a troca do óleo respeitando a frequência indicada. Evite gastos extras com a manutenção do seu veículo, confira a importância da troca do óleo, como realizar a troca e dicas de conservação.
De olho na qualidade do desempenho
Trocar o óleo é garantia de um bom desempenho de todo o sistema automotivo. Isso porque o óleo passa por diversas peças durante seu uso, e com o tempo pode adquirir componentes que comprometem diretamente a qualidade necessária para um bom funcionamento do motor.
Com o tempo, o nível do óleo diminui por ser consumido; mas além disso, ele é contaminado por subprodutos gerados pela queima do combustível ? o que faz com que o óleo perca suas propriedades de lubrificação. Assim, o óleo se torna mais ácido e pode causar a corrosão do sistema, o que comprova a importância da troca de óleo.
Como fazer a manutenção do óleo
A troca do óleo é recomendada de acordo com o total de quilômetros rodados, mas estar de olho na qualidade e níveis do óleo auxiliam na prevenção de danos no carro. Para checar os níveis, é preciso aguardar ao menos cinco minutos após o desligamento do motor, e utilizar a vareta do motor ? verificando se o óleo está entre os dois marcadores (máximo e mínimo). O nível correto é exatamente no meio entre eles: muito baixo, haverá a falta de lubrificação; muito alto, o óleo pode vazar e danificar peças.
O tipo do óleo é sempre indicado pelo fabricante, bem como a quilometragem adequada para a troca total. Outro ponto importante é trocar o filtro junto com o óleo, ou a cada duas trocas. Assim, você evita que impurezas cheguem ao motor. Sem a devida atenção ao filtro, ele pode acabar dificultando a passagem do óleo, por conta da quantidade de sujeira contida nele, causando falhas na lubrificação.
Onde fazer a troca de óleo
Se o seu veículo já chegou à quilometragem recomendada para realizar a troca do óleo, a melhor forma de fazer a manutenção é contar com uma empresa especializada no assunto. Assim, você terá a garantia de que o serviço será bem realizado.
Fonte: https://cpfabbri.com.br/